terça-feira, 26 de fevereiro de 2019


5ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO


Em 25 de fevereiro de 2019
Não presencial


PAUTA

      
  1. MATÉRIA
Relator: Ruy do Rêgo Barros Rocha – Vice-Presidente do Conselho de Administração.
  1. Eleição de Vice-Presidente de Gestão Estratégica de Pessoas
  2. Dispensa do titular da unidade de Auditoria Interna
  3. Designação do substituto interino da AUDIT
  4. Ratificação da competência atribuída ao Chefe da AUDIT, consignada na Ata da 1ª ROCA/2016, subitem 2.1.1, fundamentado pelo REL/CA-001/2016.
     
VOTO
Trata-se da indicação de HERONIDES EUFRÁSIO FILHO para o cargo de Vice-Presidente de Gestão Estratégica de Pessoas.

Verificou-se, nos autos, conforme análise do Comitê de Elegibilidade - COELE, que o indicado preenche os requisitos previstos na legislação vigente. É empregado da ECT há 35 (trinta e cinco) anos, tendo exercido diversas funções técnicas e gerenciais, como Assessor (Dep. Treinamento Desenvolvimento - DETED); Chefe de Centro da ESAP, Assessor do Chefe de Departamento (DIEFI), Superintendente Executivo (VIEFI - VIFIC), Assessor da Diretoria Econômico Financeira (DIEFI), Chefe do Departamento de Controles Internos (VIFIC), Chefe do Departamento de Investimento e Participações (VIFIC), Chefe de Departamento - AUDIT (Chefe da auditoria).

Diante do exposto, o Conselheiro Eleito VOTA FAVORAVELMENTE à eleição de HERONIDES EUFRÁSIO FILHO para o cargo de Vice-Presidente de Gestão Estratégica de Pessoal da ECT, não obstante a escolha do candidato tenha se dado por indicação e não em decorrência de um processo seletivo.

Adicionalmente, o conselheiro registra que o corpo de funcional da ECT e a própria Empresa ainda se ressentem dos resultados danosos das últimas gestões da VIGEP, em decorrência das seguintes situações, dentre outras:
  1. Sucateamento da área de educação da ECT, inclusive com a UniCorreios transformada em Gerência Corporativa;
  2. Congelamento da tabela de funções desde 2014, implicando a redução do valor da função efetivamente paga ao empregado, em descumprimento ao inciso II da Súmula 372 do TST;
  3. Não aplicação dos mecanismos previstos no PCCS 2008, como os recrutamentos internos para a mudança dos estágios de desenvolvimento;
  4. Permanente flexibilização de critérios para o exercício de funções,´como registrou a CGU, facilitando o aparelhamento político-partidário da ECT;
  5. Não apresentação do Plano de Funções da Empresa, apesar de recorrentes cobranças da CGU desde 2011 e de o Conselheiro Eleito que nos antecedeu ter apresentado projeto nesse sentido em 2014;
  6. Decisões equivocadas de supressão de direitos dos empregados, que provocaram uma avalanche de ações judiciais e, consequentemente, o aumento do passivo trabalhista da ECT;
  7. Inércia nas questões relativas ao agravamento das condições de trabalho;
  8. Inoperância no acompanhamento do Postalis e da Postal Saúde;
Espera-se, assim, que o novo Vice-Presidente de Gestão Estratégica de Pessoas, como empregado da Empresa há 35 (trinta e cinco) anos, tenha ao mesmo tempo a sensibilidade e a firmeza para enfrentar essas e outras situações, buscando o equilíbrio entre as necessidades da ECT e dos seus empregados.

Por fim, o Conselheiro Eleito reafirma que a eleição dos dirigentes deveria ser precedida de um processo seletivo técnico e aberto, com a finalidade de identificar candidatos com o perfil adequado para o exercício do cargo em uma empresa com o porte e a complexidade dos Correios, conduzido por empresa especializada contratada para essa finalidade e sob a coordenação do Comitê de Remuneração e Sucessão, vinculado ao Conselho de Administração da ECT (MANORG – 2/6), a exemplo do que já vem sendo praticado por outras empresas públicas, como EMBRAPA e CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

Por conseguinte, o Conselheiro Eleito APROVA a dispensa do titular da unidade de auditoria interna, em virtude da sua eleição para Vice-Presidente de Gestão de Pessoas.

Quanto à designação de interino, por até 90 (noventa) dias, observou-se que, conforme o Relatório CA-014/2019, a referida designação encontra-se em conformidade  com a Portaria nº 2.737, emitida pela CGU, e que o indicado como interino, também atende aos requisitos mínimos de acesso à função, nas trajetórias de Educação, Experiência Profissional, Desempenho e exercício em Nível de Função, conforme previsto no Anexo 34, MANPES 1/2 e no Anexo 2 do MANPES 34/2.

Diante do exposto, APROVO a designação do emprego João Marcelo da Silva, matrícula 8.906.025-3, como Chefe da AUDIT, na situação de interinidade, por até 90 dias.

Finalmente, RATIFICO a aprovação da competência do Chefe da AUDIT consignada na Ata da 1ª ROCA de 2016, subitem 2.1.1, REL/CA-001/2016: “O Conselho de Administração APROVA a competência do Chefe da Auditoria para designação/dispensa e assinatura de portarias de função relativas aos empregados da Auditoria”.


MAURICIO FORTES GARCIA LORENZO
Conselheiro

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019


1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO

DE ADMINISTRAÇÃO


Em 31 de janeiro de 2019


PAUTA

ROTEIRO
  1. Abertura da Sessão – Presidente do Conselho de Administração
  2. Considerações iniciais
ASSUNTOS GERAIS
  1. Leitura da ata, aprovação e assinatura do documento (reunião anterior) – Os tópicos registrados em ata foram lidos pela secretária da reunião
  1. MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO
  1. Aprovação prévia para licitação internacional(Rel/CA-004/2019)- APROVADA
Proposta: Aprovar, previamente, a realização de contratação em âmbito internacional, cujo objeto remete à locação de Terminais de Autoatendimento de Encomendas (TAE), com sistema de operação e gestão para operacionalizar o depósito e a retirada de encomendas.
  1. Política de Dividendos dos Correios, extensiva à subsidiária Correiospar (Rel/CA-006/2019) - APROVADA
Proposta: Aprovar a Política de Dividendos na forma da seguinte redação:
Os Correios e subsidiária(s) distribuem dividendos compatíveis à situação financeira da empresa, observando pressupostos de: legalidade, liquidez, solvência, capacidade de reinvestimento e condições contratuais (Covenants); de forma a garantir a perenidade e a sustentabilidade financeira da empresa.
Relator: Ruy do Rego Barros Rocha – Vice-Presidente do Conselho de Administração
  1. Relatório de Auditoria Interna - (Rel/CA-007/2019)- APROVADA, sem a presença do Conselheiro Eleito, em virtude da vedação do § 3º do art. 2º da Lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010
Proposta: Aprovar o Relatório de Auditoria RA2018025 - Postalis. O Relatório de Auditoria RA2018025 apresenta o resultado da auditoria ordinária realizada no Postalis, em cumprimento ao Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) de 2018

  1. COMUNICAÇÕES
Relator: Juarez Aparecido de Paula Cunha – Presidente dos Correios
  1. Atas da Diretoria Executiva dos Correios, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria (COM/CA-001/2019) – APENAS CONHECIMENTO
  2. Resultado Econômico-Financeiro Novembro/18 - (COM/CA-002/2019) - APRESENTADA por técnicos da Vice-Presidência de Controladoria e Finanças.
Comentário: A Empresa apresenta lucro de R$ 110 milhões no exercício de 2018 [até novembro/2018], tendo o EBITDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos sobre Renda incluindo Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, Depreciação e Amortização) positivo de R$ 450 milhões até novembro. Verificou-se uma melhora em relação ao valor obtido no mesmo período do exercício de 2017.
  • III. Gestão Orçamentária de Novembro/18 – Programa de Dispêndios Globais – PDG e Orçamento de Investimento – OI - (COM/CA-003/2019) - APRESENTADA por técnicos da Vice-Presidência de Controladoria e Finanças.
Comentário: Até o mês de Novembro, apurou-se um superávit primário acumulado de R$ 425 milhões.
  1. Acompanhamento dos Indicadores Estratégicos - Novembro de 2018 –(COM/CA-004/2019) - APRESENTADA por técnicos da Vice-Presidência de Controladoria e Finanças.
  2. Relatório de Acompanhamento dos Indicadores Setoriais – Novembro 2018 –(COM/CA-005/2019) - APRESENTADA por técnicos da Vice-Presidência de Controladoria e Finanças.
  3. Relatório Avaliação Empresarial – RAE Novembro 2018 – (COM/CA-006/2019) - APRESENTADA por técnicos da Vice-Presidência de Controladoria e Finanças.
  4. Relatório anual dos Auditores Independentes (BDO), com Opinião, sobre as Demonstrações Contábeis do Instituto de Seguridade dos Correios e Telégrafos (Postalis), no exercício social de 2017 (COM/CA-007/2019) - APRESENTADA por Auditor Independente na presença de técnicos da Vice-Presidência de Controladoria e Finanças
  1. Relatório de Recomendações sobre as demonstrações contábeis do Postalis, relativo ao exercício findo em 31 de dezembro de 2017, emitido pela BDO RCS Auditores Independentes (COM/CA-008/2019) - APRESENTADA por Auditor Independente na presença de técnicos da Vice-Presidência de Controladoria e Finanças
  1. Diretrizes de Parcerias Estratégicas - (COM/CA-009/2019) – APRESENTADA por técnicos da Vice-Presidencia de Controladoria e Finanças.
  2. Programação das capacitações de Administradores e Conselheiros Fiscais dos Correios, em atendimento a Lei no 13.303/2016 e ao Decreto no 8.945/2016 – Calendário 2019 - COM/CA-013/2019) - APENAS CONHECIMENTO

Relator: Ruy do Rego Barros Rocha – Vice-Presidente do Conselho de Administração
  1. Relatório Gerencial das atividades da Auditoria – dezembro/2018 COM/CA-013/2019) – APRESENTADA por técnicos da Auditoria.
  1. Relatórios técnicos apresentados pelo Comitê de Auditoria – APENAS CONHECIMENTO.
  1. EXPOSIÇÕES
  1. Atendimento às recomendações do TCU e CGU - REALIZADA por técnicos da Área Jurídica.
  2. Contratações de Logística à luz da 13.303/2016 – Decisão proferida pelo CA por meio do Relatório CA 099/2018 - Inaplicabilidade das regras de licitação e contratação direta - REALIZADA por técnicos da Auditoria.

 


MAURICIO FORTES GARCIA LORENZO
Conselheiro

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019


3ª e 4ª REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS DO


CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2019


Em 28 de janeiro de 2019
Não presencial

PAUTA
   

  1. MATÉRIA

Relator: Ruy do Rego Barros Rocha – Vice-Presidente do Conselho de Administração.

1.1. Eleição de Vice-Presidente para a Área Comercial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Tratou-se da indicação de ALEX DO NASCIMENTO para o cargo de Vice-Presidente Comercial da ECT.

Verificou-se, nos autos, conforme análise do Comitê de Elegibilidade - COELE, que o indicado preencheu os requisitos previstos na legislação vigente. É empregado da ECT há mais de 20 (vinte) anos, tendo exercido diversas funções técnicas e gerenciais, como Chefe do Departamento Comercial de Encomendas (DEENC), Chefe do Departamento de Negócios de Encomendas e Logística (DENEL), Chefe do Departamento de Marketing (DEMKT), Assessor da Vice-Presidência Comercial (VICOM), além Presidente do Grupo de Comércio Eletrônico da União Postal Universal entre 2013 e 2016.

Diante do exposto e tendo em vista que se trata de profissional de reconhecida capacidade técnica, o Conselheiro Eleito VOTOU FAVORAVELMENTE à eleição de ALEX DO NASCIMENTO para o cargo de Vice-Presidente Comercial da ECT.

No entanto, o Conselheiro Eleito reafirmou que a eleição dos dirigentes deve ser precedida de um processo seletivo técnico e aberto, com a finalidade de identificar candidatos com o perfil adequado para o exercício do cargo em uma empresa com o porte e a complexidade dos Correios, conduzido por empresa especializada contratada para essa finalidade e sob a coordenação do Comitê de Remuneração e Sucessão, vinculado ao Conselho de Administração da ECT (MANORG – 2/6), a exemplo do que já vem sendo praticado por outras empresas públicas, como EMBRAPA e CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.


4ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO


DE ADMINISTRAÇÃO


Em 29 de janeiro de 2019
Não presencial


PAUTA
      
  1. MATÉRIA

Relator: Ruy do Rego Barros Rocha – Vice-Presidente do Conselho de Administração.

1.1 Atualização de preços e tarifas nacionais e internacionais - Relatório/CA - 003/2019

VOTO

Tratou-se de Proposta de aprovação de reajuste de 0,3893% das seguintes tarifas Serviços nacionais: Carta Comercial, Carta Não Comercial, Franqueamento Autorizado de Cartas Nacional (FAC) e Telegramas Nacionais, Correspondência Agrupada – Malote; Serviços internacionais: Cartas e Cartões Postais na Modalidade Prioritária (Documento Prioritário) e na Modalidade Econômica (Documento Econômico) e Telegramas, conforme aprovado aprovado na 2ª reunião ordinária da Diretoria Executiva, em 18/01/2019.

Tendo em vista a fundamentação contida na NOTA TÉCNICA - Nº 4/2019 GPPP-DPOST, anexa ao Relatório/CA -003/2019, o Conselheiro Eleito APROVOU a referida proposta e o devido encaminhamento ao Ministério Supervisor.

Por oportuno, o Conselheiro Eleito RECOMENDOU que seja dado o devido prosseguimento às propostas apresentadas pela Diretoria Executiva, conforme Ata da 11ª Reunião Ordinária de Diretoria – 2018, em especial no que se refere a “um refinamento referente ao estudo para que o assunto seja encaminhado ao Conselho de Administração dos Correios”.
 

MAURICIO FORTES GARCIA LORENZO
Conselheiro

Relato da 11ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração - 2022

    11ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO  CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Em 25 de novembro de 2022 Reunião realizada por videoconferência 9h Ata disponível e...