quarta-feira, 4 de dezembro de 2019


11ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO
DE ADMINISTRAÇÃO


Em 29 de novembro de 2019
10h, 20ª andar
 
PAUTA 

ROTEIRO

Abertura da Sessão – Presidente do Conselho de Administração;

ASSUNTOS GERAIS

A. Leitura da ata da 10ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, aprovação e assinatura do documento - Os tópicos registrados em ata serão lidos pela secretária da reunião – 5 minutos;

B. Avaliação de Administradores (CA e DIREX), Conselho Fiscal e membros do Comitês Estatutários - Período Avaliativo 2018 – Entrega das avaliações já disponibilizadas ao colegiado – membros empossados em 2019 não participaram da avaliação.

Capacitação: Divulgação de Informações – Em atendimento à Lei 13.303/16, Artigo 17, § 4º e Decreto 8.945/2016, art. 42 - Expositor – Representante da Controladoria Geral da União 

MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

Relator: Floriano Peixoto Vieira Neto – Presidente dos Correios e membro do Conselho de Administração 

I. Demonstrações Financeiras Consolidadas dos Correios do 3ºTrimestre/2019 (Relatório CA 081/2019) – APROVADA

Proposta: Aprovar as Demonstrações Financeiras Consolidadas da ECT relativas ao 3º Trimestre de 2019.

Manifestação do Conselheiro: Pela aprovação das demonstrações financeiras consolidadas intermediárias dos Correios relativas ao terceiro trimestre de 2019, com as ressalvas destacadas pela Auditoria Independente.

Relator: Marcelo Gomes Meirelles – Presidente do Conselho de Administração dos Correios

II. Eleição de membro para compor o Comitê de Elegibilidade (COELE) - (Relatório CA 084/2019) – APROVADA

Proposta: Eleger empregado para compor o atual quadro do Comitê de Elegibilidade – COELE, na qualidade de membro SUPLENTE

Manifestação do Conselheiro: o Conselheiro Eleito se manifestou pela aprovação, com a RECOMENDAÇÃO de que seja elaborado normativo regulamentando o processo de eleição/nomeação dos membros dos órgãos estatutários e de assessoramento do Conselho de Administração.

2. COMUNICAÇÕES

Relator: Floriano Peixoto Vieira Neto – Presidente dos Correios e membro do Conselho de Administração 

I. Cópias das atas das reuniões da Diretoria Executiva dos Correios (41ª a 43ª/2019 ordinárias), Conselho Fiscal (9ª/2019 ordinária) e do Comitê de Auditoria (34º a 36ª/2019 ordinárias) - (Comunicação CA nº 095/2019) - Apenas conhecimento, sem defesa verbal

II. Resultados: Econômico-Financeiro, Orçamentário, Avaliação Empresarial e Indicadores Estratégicos - Outubro de 2019 e remanejamento do Programa de Dispêndios Globais (PDG) (Comunicação CA nº 096/2019) - APRESENTADA

III. Resolução da CGPAR nº 9/2016 – art. 2º, inciso I – Apresentação de plano de ação do Postalis - (Comunicação CA nº 097/2019) - APRESENTADA

Relator: Marcelo Gomes Meirelles – Presidente do Conselho de Administração dos Correios

IV. Relatório Gerencial das atividades da Auditoria (Comunicação CA nº 098/2019) - APRESENTADA
V. Avaliação da proposta de Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) de 2020 dos Correios. (Comunicação CA nº 099/2019) – APRESENTADA

VI. Auditoria ordinária sobre a Iniciativa Estratégica revisar portfólio de serviços -  (Comunicação CA nº 100/2019)  - APRESENTADA

3. EXPOSIÇÕES

I. Acompanhamento de entidades ligadas Postalis - REALIZADA

II. Acompanhamento das entidades ligadas – Postal Saúde - REALIZADA

III. Conselho Administrativo de Defesa Econômica  - CADE - Representação n° 08700.009588/2013-04 - REALIZADA

IV. Reestudo da decisão proferida em 14/01/2019, por meio da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração: “delegar ao Presidente dos Correios competência para aprovar o detalhamento da estrutura abaixo das Diretorias, que não implique em aumento de custos e mantenha a lógica do Modelo Operacional vigente, concebido pela Accenture e já aprovado pelo CA, conforme o anexo do citado relatório” – Em conformidade com o seu voto contrário proferido na 1ª RECA/2019, o Conselheiro Eleito apontou que a aprovação da Estrutura Organizacional é competência exclusiva do Conselho de Administração e deve ser plenamente exercida pelos Conselheiros, pelo que se manifestou contrariamente à referida delegação. 

V. Respostas às cartas do Conselheiro Maurício Lorenzo – Apresentação de documentos relativos aos questionamentos do Conselheiro Eleito acerca da situação dos Assessores Especiais, dos empregados em salvaguarda e dos ex-dirigentes em quarentena. 



 
MAURICIO FORTES GARCIA LORENZO
Conselheiro

Relato da 11ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração - 2022

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