5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO
DE ADMINISTRAÇÃO
Em 23
de maio de 2019
9h, 20ª andar
9h, 20ª andar
PAUTA
POSSE POR RECONDUÇÃO (1ª RECONDUÇÃO) –
CONSELHEIRO MAURÍCIO LORENZO
ROTEIRO
a) Abertura da Sessão – Presidente do Conselho de Administração;
b) Considerações iniciais
b) Considerações iniciais
ASSUNTOS GERAIS
a) Leitura da ata, aprovação e assinatura dos documentos (reuniões anteriores) Os tópicos registrados em ata foram lidos pela secretária da reunião;
a) Leitura da ata, aprovação e assinatura dos documentos (reuniões anteriores) Os tópicos registrados em ata foram lidos pela secretária da reunião;
1. MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO
Relator: Juarez Aparecido de Paula Cunha – Presidente dos Correios e membro do Conselho de Administração
I. Criação do Plano de Saúde
denominado “Plano Família Postal” (Relatório/CA nº 036/2019) – ACESSO RESTRITO -
APROVADO, sem a participação do membro eleito pelos
trabalhadores, devido às vedações da Lei nº 12.353/10;
Proposta: Aprovar parâmetros para a
criação do Plano de Saúde denominado “Plano Família Postal”:
a) Custeio integral pelos seus beneficiários do Plano Família Postal, mediante pagamento de mensalidade e coparticipação de 30%;
b) Definição do público elegível ao Plano Família Postal.
Observação: em virtude de a matéria ter
sido classificada como de “ACESSO RESTRITO”, o Conselheiro não poderá fornecer
mais informações antes da divulgação pela ECT.
II. Relato Integrado Correios
2018 e Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa de 2018 - (Relatório/CA
nº 034/2019) - APROVADO
Proposta: Aprovar:
a) o Relatório Integrado dos Correios de 2018;
b) Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa de 2018 a ser subscrita pelo Conselho de Administração.
a) o Relatório Integrado dos Correios de 2018;
b) Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa de 2018 a ser subscrita pelo Conselho de Administração.
III. Demonstrações Financeiras
consolidadas intermediárias dos Correios relativas ao primeiro trimestre de
2019 - (Relatório/CA nº 035/2019) – APROVADO
Proposta: Aprovar as Demonstrações
Financeiras consolidadas intermediárias dos Correios relativas ao primeiro
trimestre de 2019 e a sua a divulgação, em sítio
eletrônico oficial atualizado, conforme estabelece o artigo 12, parágrafo único do Decreto nº 8.945/16 que regulamenta, no âmbito da União, a Lei das Estatais – nº 13.303, de 30 de junho de 2016.
Manifestação do Conselheiro Eleito: APROVO
as demonstrações financeiras consolidadas intermediárias dos Correios relativas
ao primeiro trimestre de 2019, com as ressalvas destacadas pela Auditoria
Independente.
IV. Atualização e ajuste de
dados e informações dos indicadores estratégicos 2019 (Relatório/CA
nº 022/2019) - APROVADO
Proposta: Aprovar, conforme previsto no
Estatuto Social dos Correios e nos termos aprovados pela Diretoria Executiva, a
proposta de atualização e ajustes de dados e informações relacionadas aos
indicadores estratégicos vigentes no ano de 2019:
a) Alteração da meta
estratégica anual dos indicadores: Percentual de Variação de Receitas H1,
Percentual de Variação de Receitas H2, Valor de Receitas H3, Spread Econômico;
Índice Digital e Indicador de Produtividade;
b) Ajustes nas fórmulas de cálculo dos indicadores de Entrega no Prazo e de
Produtividade; e
c) Adequação de áreas responsáveis pela apuração e análise de todos os indicadores estratégicos, em função da evolução da estrutura.
c) Adequação de áreas responsáveis pela apuração e análise de todos os indicadores estratégicos, em função da evolução da estrutura.
Relator: Ruy do Rêgo Barros Rocha –
Vice-Presidente respondendo pela Presidência do Conselho de Administração dos
Correios
V. Plano de Trabalho do Chefe da
Ouvidoria para o ano de 2019 - (Relatório/CA nº 038/2019) - APROVADO
Proposta: Aprovar o plano de trabalho da
Chefe da Ouvidoria para o exercício de 2019
Manifestação do Conselheiro Eleito: O
Conselheiro Eleito recomendou ajustes na redação das metas, em conformidade com
as orientações contidas no MANPES, Mód. 13, Capítulo 2, Anexo 1, Subitem 2.1.4
Nota 1. Recomendou, ainda, que os próximos planos de trabalho incorporem metas
mais associadas aos resultados da área, como redução de prazos de atendimento,
avaliação da satisfação dos usuários e a implantação mecanismos de participação
de social (audiências e consultas públicas).
VI. Plano de Trabalho do Comitê de Auditoria dos Correios - (Relatório/CA nº 039/2019) - APROVADO
VI. Plano de Trabalho do Comitê de Auditoria dos Correios - (Relatório/CA nº 039/2019) - APROVADO
Proposta: Aprovar o plano de trabalho do
Comitê de Auditoria dos Correios para 2019
VII. Relatórios de Auditoria - (Relatório/CA nº 040/2019) - APROVADO
VII. Relatórios de Auditoria - (Relatório/CA nº 040/2019) - APROVADO
Proposta: Aprovar os Relatórios de
Auditoria: RA2019004 – Gestão de Frota e Equipamentos; RA2019005 – Manutenção e
Vistoria; e RA2019006 – Planejamento de Pessoal (Operacional)
2. COMUNICAÇÕES
Relator: Juarez Aparecido de Paula
Cunha – Presidente dos Correios e membro do Conselho de Administração
I. Atas da Diretoria Executiva
dos Correios, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria (ComunicaçãoCA
nº 036/2019) - APENAS CONHECIMENTO, SEM EXPOSIÇÃO
II. Resultado Econômico Financeiro – março /2019 - (ComunicaçãoCA nº 037/2019) - APRESENTADA
II. Resultado Econômico Financeiro – março /2019 - (ComunicaçãoCA nº 037/2019) - APRESENTADA
III. Programa de Dispêndios
Globais – PDG e Orçamento de Investimento – OI. (ComunicaçãoCA nº 038/2019)
– APRESENTADA
IV. Relatório de Avaliação Empresarial – RAE – Março/2019 - (Comunicação CA nº 039/2019) - APRESENTADA
IV. Relatório de Avaliação Empresarial – RAE – Março/2019 - (Comunicação CA nº 039/2019) - APRESENTADA
V. Relatório de Acompanhamento
dos Indicadores Estratégicos Março/2019 - (Comunicação CA nº 040/2019)
- APRESENTADA
VI. Atividades de Compliance (Integridade e Conformidade), Gestão de Riscos e Controles Internos realizadas de março a maio de 2019 - (Comunicação CA nº 041/2019) – APRESENTADA
VI. Atividades de Compliance (Integridade e Conformidade), Gestão de Riscos e Controles Internos realizadas de março a maio de 2019 - (Comunicação CA nº 041/2019) – APRESENTADA
VII. Avaliação da Estratégia
Correios 2018 - (Comunicação CA nº 042/2019) - APRESENTADA
VIII.Acompanhamento das recomendações registradas pelo Conselho de Administração. - APRESENTADA
VIII.Acompanhamento das recomendações registradas pelo Conselho de Administração. - APRESENTADA
IX. Suspensão da contratação de
escritório de advocacia - (Comunicação/CA nº 043/2018) - APRESENTADA
No dia 04/04/2018, o Conselho
de Administração aprovou a contratação de escritório de advocacia para tomar
todas as providências cabíveis em nome da Empresa Brasileira de Correios e
Telégrafos, tanto no âmbito Administrativo como Judicial, no Brasil e nos
E.U.A, no sentido de buscar o ressarcimento dos prejuízos advindos da
contratação do POSTALIS com o BNY MELLON, conforme consignado na ata da
4ª Reunião Extraordinária de 2018.
Comunicou-se ao Conselho de
Administração, para ciência, que foi determinada à SEJUR/DEJUR a suspensão da
contratação do escritório Warde Advogados, em razão das tratativas entre a ECT
e o POSTALIS acerca da transferência de tal contratação para aquele instituto.
Manifestação do Conselheiro: O
Conselheiro Eleito manifestou a sua preocupação com a transferência da
contratação, tendo em vista que foi apurado um desequilíbrio técnico no Plano
BD Saldado de R$ 6,034 bilhões em 31/12/2018, o que imporia a necessidade de um
equacionamento mínimo de R$ 5,014 bilhões em 2019, cujo início provocaria
redução no caixa dos Correios, pela cobertura da parcela do déficit sobre sua
responsabilidade, e impacto negativo no resultado e patrimônio líquido, pelo
reconhecimento da dívida, além de onerar demasiadamente os participantes e
assistidos do referido plano. Urge, assim, que sejam adotadas medidas efetivas
que assegurem o ressarcimento dos prejuízos causados à patrocinadora, aos
participantes e aos assistidos.
Relator: Ruy do Rêgo Barros Rocha –
Vice-Presidente respondendo pela Presidência do Conselho de Administração
X. Relatório Gerencial das
atividades da Auditoria Interna dos Correios (Comunicação/CA nº 044/2019)
- APRESENTADA
3. EXPOSIÇÕES
I. TCC-CADE - Representação n°
08700.009588/2013-04 – REALIZADA (Trata-se de
acompanhamento do Termo de Compromisso e Cessação firmado com o CADE)
II. Monitoramento de riscos
corporativos e medidas de mitigação – REALIZADA (Relatório de
atividades realizadas no período de março a maio/2019)
III. Programa Crescimento e
Diversificação - TRANSFERIDA
IV. Plano de negócios 2019
verificando a confirmação ou não das previsões de 2018 e seus impactos para
2019 - REALIZADA
MAURÍCIO FORTES GARCIA LORENZO
Conselheiro
Conselheiro