3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO
DE ADMINISTRAÇÃO
Em 26
de março de 2020
9h, 20ª andar (Reunião realizada por videoconferência)
9h, 20ª andar (Reunião realizada por videoconferência)
PAUTA
ROTEIRO
Abertura da Sessão – Presidente do Conselho de Administração;
Comunicações do Presidente do
Conselho de Administração;
ASSUNTOS GERAIS
A. Leitura da ata da 2ª Reunião
Ordinária do Conselho de Administração, aprovação e assinatura do documento -
Os tópicos registrados em ata foram lidos pela secretária da reunião-
RECONDUÇÃO PARA O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO –
Conselheiro Ruy do Rêgo Barros Rocha – Eleição constará da 10ª Assembleia Geral
Ordinária – agendada para 30/04/2020;
1. MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO
Relator: Floriano Peixoto Vieira Neto –
Presidente dos Correios e membro do Conselho de Administração
I. Enquadramento, no art. 28, § 3º, I, da Lei 13.303/2016, dos serviços de transporte de carga contratados pelos Correios. (Relatório CA 012/2020) – RETIRADA
Proposta: Aprovar o enquadramento dos
serviços de transporte operacional de cargas contratados pelos Correios no
Artigo 28, § 3º, Inciso I, da Lei 13.303/2016.
Manifestação do Conselheiro: O
Conselheiro apresentou Nota Técnica – 002/2020, registrando, além de outros
aspectos, inconformidades em relação ao Regulamento de Licitações e
Contratações da ECT, a necessidade de identificar, quantificar e qualificar adequadamente
os riscos de integridade e de judicialização, bem como os decorrentes da
atuação dos órgãos de controle, e com a recomendação de que o referido
relatório fosse retirado para aprofundamento dos estudos.
II. Contratação de Auditoria
Independente para o exercício 2020 e subsequentes (Relatório
CA 013/2020) - APROVADA
Proposta: Autorizar a contratação de
auditoria independente sobre as demonstrações financeiras dos Correios, para o
exercício de 2020, e subsequentes;
Manifestação do Conselheiro: Pela
APROVAÇÃO. (A contratação de Auditoria Independente é uma obrigação legal, de
competência do Conselho de Administração)
III. Atribuição GROE/DRAEN e
conteúdo do Sistema Follow-up (Relatório CA 014/2020) Expositor –
RETIRADA
IV. Plano Anual de Compliance e
Gestão de Riscos – PACRI 2020 (Relatório CA 015/2020) – RETIRADA
V. Alteração do Estatuto Social
dos Correios (Relatório CA 016/2020)
Proposta: Aprovar as alterações do
Estatuto Social dos Correios aprovado na 18ª. Assembleia Geral Extraordinária,
de 28 de janeiro de 2020 e o seu encaminhamento, com parecer favorável do
Conselho de Administração, à Assembleia Geral.
Manifestação do Conselheiro: Pela
APROVAÇÃO (Adequação após análises da SEST)
2. COMUNICAÇÕES
Relator: Floriano Peixoto Vieira Neto –
Presidente dos Correios e membro do Conselho de Administração
I. Cópias das atas das reuniões
da Diretoria Executiva dos Correios (6ª e 7ª/2020 ordinárias e 3ª/2020
extraordinária), Conselho Fiscal (1ª/2020 ordinária), do Comitê de Auditoria
(5ª a 8ª/2020 ordinárias) e da Postal Saúde – Caixa de Assistência e Saúde dos
empregados dos Correios no exercício 2020 (118ª a 123ª/2020 ordinárias). (Comunicação
CA nº 014/2020) - Apenas conhecimento, sem defesa verbal;
II. Acompanhamento das
recomendações emitidas pelo Conselho de Administração - Apenas conhecimento,
sem defesa verbal;
Relator: Marcelo Gomes Meirelles –
Presidente do Conselho de Administração dos Correios
III. Relatório Gerencial das
atividades da Auditoria – março 2020 (Comunicação CA nº 015/2020) –
APRESENTADA
IV. Relatório Anual de Gestão
da Ouvidoria 2019 - Atendimento à Lei Lei 13.303/16, art. 18, inciso II (Comunicação
CA nº 016/2020) - APRESENTADA
3. EXPOSIÇÕES
I. Revisão e Precificação
Tarifária – Tema originário do Plano de Trabalho do Conselho de Administração –
Apenas conhecimento
II. Relações com o Tribunal de Contas da União – TCU – Apenas Conhecimento
4. ASSUNTOS GERAIS
Esclarecimentos a respeito do
fluxo para solicitação de informações pelo colegiado.
Esclarecimentos sobre as medidas de enfrentamento da COVID-19
Comentários do Conselheiro: Por
meio da Carta 001/2020, de 17/03/2020, o Conselheiro Eleito solicitou ao
Presidente do Conselho de Administração que fosse requerido ao Presidente da
ECT a apresentação do plano de enfrentamento da emergência pública de
importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Naquela
oportunidade, solicitou também que fosse realizada na 3ª ROCA uma apresentação
relativa às providências adotadas. Na reunião, o Conselheiro Eleito
registrou que as providências apresentadas ainda não conseguiram atingir
integralmente a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras da ECT, bem como dos
seus clientes. Solicitou, ainda, que fosse elaborado e disponibilizado um Plano
de Continuidade de Negócios, tanto para processos finalísticos quanto para os
processos de suporte, de forma a evitar interrupções dos serviços essenciais e
das demandas sociais, mas salvaguardando os interesses da partes envolvidas, em
especial a proteção da força de trabalho e dos clientes, que se encontram mais
expostos.
MAURICIO
FORTES GARCIA LORENZO
Conselheiro
Conselheiro