segunda-feira, 29 de abril de 2019

RELATO DA 4º REUNIÃO ORDINÁRIA DO

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO


Em 25 de abril de 2019
9h, 20ª andar


PAUTA

ROTEIRO
a) Abertura da Sessão – Presidente do Conselho de Administração;
b) Considerações iniciais

ASSUNTOS GERAIS
a) Leitura da ata, aprovação e assinatura dos documentos (reuniões anteriores) Os tópicos registrados em ata foram lidos pela secretária da reunião;

Participação do interventor da Previc no Postalis, Walter Parente, para  apresentar esclarecimentos a respeito dos apontamentos registrados pela Auditoria Interna dos Correios.

Situação: 433 recomendações registradas pela Auditoria Interna dos Correios no Sistema Follow-Up, encaminhadas ao Instituto de Previdência Complementar por de meio de cartas expedidas no período de junho/2018 a fevereiro/2019, e ainda sem solução quanto à implementação de ações ou manifestação às recomendações.

Encaminhamento do assunto: Tendo em vista o disposto na Lei Complementar 108/2001 e no Estatuto Social da ECT, foi solicitado ao Postalis celeridade no atendimento das demandas oriundas da Auditoria Interna da Patrocinadora, estabelecendo-se o compromisso de modificação, no curto prazo. do quadro observado no Sistema Follow-Up

Capacitação de Dirigentes – Código de Conduta Ética – CAPACITAÇÂO REALIZADA

1 - MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

Relator: Juarez Aparecido de Paula Cunha – Presidente dos Correios

I - Desligamento de empregados por meio do PDI/2017 (Relatório CA nº 018/2019) - APROVADO, sem a participação do membro eleito pelos trabalhadores, devido às vedações da Lei nº 12.353/10;

Proposta: Aprovar o desligamento de 2 (dois) empregados por meio do PDI/2017, nos termos das Notas Técnicas DEGEP-VIGEP, para encaminhamento ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC e à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

II - Contratação de Seguro de Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores – D&O (Relatório CA nº 019/2019) – APROVADO

Proposta: Aprovar a contratação de Seguro de Responsabilidade Civil – D&O para os administradores, membros do Conselho Fiscal dos Correios e da Correiospar e do Comitê de Auditoria dos Correios.

Comentário: Trata-se de obrigação contida no Art. 43, § único, do Estatuto Social da ECT.

III - Indicadores e Metas Setoriais 2019 (Relatório/CA nº 020/2019) – APROVADO Proposta: Aprovar a proposta dos Indicadores e Metas Setoriais para o exercício de 2019

IV - Realinhamento da Iniciativa Estratégica (IE) 2.1 Rever e Implantar Modelos de Canais de Atendimento. (Relatório/CA  021/2019) – CONFIDENCIAL – APROVADO, com as ressalvas apresentadas pelo Conselheiro Eleito:

Proposta: Aprovar o Realinhamento da Iniciativa Estratégica 2.1 - “Rever e Implantar Modelos de Canais de Atendimento”, quanto a: a) Alinhamento da IE 2.1 ao Programa Integra Brasil; b) Alteração do prazo de conclusão; c) Ajuste da Ação de Readequação dos Canais de Atendimento.

Tendo em vista que a matéria foi classificada como CONFIDENCIAL, o Conselheiro Eleito não poderá fornecer informações sobre o conteúdo da proposta.

V - Atualização e ajuste de dados e informações dos indicadores estratégicos 2019 (Relatório/CA  022/2019) - RETIRADO

Relator: Ruy do Rêgo Barros Rocha – Vice-Presidente respondendo pela Presidência do Conselho de Administração
  • VI - Relatórios de Auditoria (Relatório/CA nº  023/2019) – APROVADOS
  • Relatório de Auditoria - Processo Relacionamento com o governo.
  • Relatório de Auditoria -Avaliação dos Controles Internos Administrativos
  • Relatório de Auditoria - Serviço de Vale Postal Eletrônico Internacional
VII - Orçamento para deslocamento – Execução PAINT 2020 (Relatório/CA nº 026/2019) – APROVADO
Proposta: Aprovar proposta de orçamento destinado a deslocamentos para execução do PAINT/2020.

VIII - Indicação de titular para a função de Chefe da Auditoria dos Correios (Relatório/CA nº 028/2019) – APROVADO, com a abstenção do Conselheiro Eleito, representante dos trabalhadores.

Proposta: Aprovar a indicação de empregado para ocupar a função do Chefe (titular) da Auditoria, nos termos fixados na Portaria nº 2.737, de 20 de dezembro de 2017 da Controladoria-Geral da União (CGU).

Manifestação do Conselheiro: Em conformidade com o disposto na Portaria nº 2.737, de 20 de dezembro de 2017 da Controladoria-Geral da União (CGU), com o Estatuto Social da ECT e com Anexo 34, do MANPES 1/2, o Presidente da ECT submeteu à aprovação do Conselho de Administração a nomeação do titular da Auditoria Interna dos Correios. Para tanto, apresentou uma lista tríplice, contendo nomes de profissionais que já ocupam funções de confiança na Auditoria Interna. Entretanto, não constou do referido relatório nenhuma análise que pudesse subsidiar os Conselheiros na escolha do titular, dentre os 3 (três) profissionais indicados e nem mesmo foram disponibilizados os respectivos currículos.

Além disso, como a Auditoria Interna é uma unidade interna de governança, vinculada ao Conselho de Administração, o Conselheiro Eleito considera que a indicação da lista tríplice dos candidatos ao cargo de titular da Auditoria Interna deve ser precedida de um processo seletivo técnico e aberto, com a finalidade de identificar candidatos com o melhor perfil para o exercício da função e sob a coordenação do Comitê de Remuneração e Sucessão, vinculado ao Conselho de Administração da ECT (MANORG – 2/6), de forma a subsidiar os Conselheiros na nomeação do referido titular.

Em virtude do exposto, o Conselheiro Eleito se absteve.

IX - Substituição eventual do Chefe da Auditoria (interino) dos Correios (Relatório/CA nº 029/2019) – APROVADO

Proposta: Aprovar a substituição eventual do Chefe Interino da Auditoria, em virtude de férias regulamentares, relativas ao Ciclo 2017/2018, com período de fruição de 02/05/2019 a 21/05/2019 (20 dias).

X - Destituição e nomeação de titular para a função de Chefe da Ouvidoria – APROVADO.
Proposta: Nomear o empregado MARCOS FLÁVIO DINIZ DE CARVALHO, Analista de Correios Sênior, mat. 8.011.866-6, para a função de Chefe da Ouvidoria.

2 - COMUNICAÇÕES

Relator: Juarez Aparecido de Paula Cunha – Presidente dos Correios

I - Atas da Diretoria Executiva dos Correios, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria (ComunicaçãoCA – 023/2019) – Apenas conhecimento, sem exposição
II - Resultado Econômico Financeiro – janeiro e fevereiro /2019. (ComunicaçãoCA – 024/2019) – APRESENTADA
III - Programa de Dispêndios Globais – PDG e Orçamento de Investimento – OI. (ComunicaçãoCA – 025/2019) – APRESENTADA
IV - Relatório de Avaliação Empresarial – RAE – Dezembro/2018. (ComunicaçãoCA nº 026/2019) – APRESENTADA
V - Relatório de Avaliação Empresarial – RAE – Fevereiro/2019. (ComunicaçãoCA nº 027/2019) – APRESENTADA
VI - Relatório de Acompanhamento dos Indicadores Estratégicos – Dezembro de 2018. (ComunicaçãoCA nº 028/2019) - APRESENTADA
VII - Relatório de Acompanhamento dos Indicadores Estratégicos Janeiro e Fevereiro de 2019. (ComunicaçãoCA nº 029/2019) - APRESENTADA
VIII - Relatório de Acompanhamento dos Indicadores Setorias – Dezembro 2018. (ComunicaçãoCA nº 030/2019) - APRESENTADA
IX - Plano de Desligamento Voluntário – Aprovação da Implantação (ComunicaçãoCA nº 032/2019) – ACESSO RESTRITO – APRESENTADA, sem a participação do membro eleito pelos trabalhadores, devido às vedações da Lei nº 12.353/10. Tendo em vista que a matéria foi classificada como CONFIDENCIAL, o Conselheiro Eleito não poderá fornecer informações sobre o conteúdo da proposta.

3 - EXPOSIÇÕES
  • Acompanhamento de entidades ligadas – CorreiosPar - REALIZADA
  • Aplicativo Sou Correios - REALIZADA


MAURÍCIO FORTES GARCIA LORENZO

Conselheiro

Relato da 11ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração - 2022

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