1ª REUNIÃO
ORDINÁRIA DO CONSELHO
DE ADMINISTRAÇÃO
Em 31 de janeiro
de 2019
PAUTA
ROTEIRO
- Abertura da Sessão – Presidente do Conselho de
Administração
- Considerações iniciais
ASSUNTOS GERAIS
- Leitura da ata, aprovação e assinatura do documento
(reunião anterior) – Os tópicos registrados em ata foram lidos pela
secretária da reunião
- MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO
- Aprovação prévia para licitação internacional(Rel/CA-004/2019)-
APROVADA
Proposta: Aprovar,
previamente, a realização de contratação em âmbito internacional, cujo objeto
remete à locação de Terminais de Autoatendimento de Encomendas (TAE), com
sistema de operação e gestão para operacionalizar o depósito e a retirada de
encomendas.
- Política de Dividendos dos Correios, extensiva à
subsidiária Correiospar (Rel/CA-006/2019) - APROVADA
Proposta:
Aprovar a Política de Dividendos na forma da seguinte redação:
Os Correios e subsidiária(s)
distribuem dividendos compatíveis à situação financeira da empresa, observando
pressupostos de: legalidade, liquidez, solvência, capacidade de reinvestimento
e condições contratuais (Covenants); de forma a garantir a perenidade e a
sustentabilidade financeira da empresa.
Relator: Ruy do
Rego Barros Rocha – Vice-Presidente do Conselho de Administração
- Relatório de Auditoria Interna - (Rel/CA-007/2019)-
APROVADA, sem a presença do Conselheiro Eleito,
em virtude da vedação do § 3º do art. 2º da Lei nº 12.353, de 28 de
dezembro de 2010
Proposta: Aprovar o Relatório de
Auditoria RA2018025 - Postalis. O Relatório de Auditoria RA2018025 apresenta o
resultado da auditoria ordinária realizada no Postalis, em cumprimento ao Plano
Anual de Auditoria Interna (PAINT) de 2018
- COMUNICAÇÕES
Relator: Juarez Aparecido de
Paula Cunha – Presidente dos Correios
- Atas da Diretoria Executiva dos
Correios, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria (COM/CA-001/2019)
– APENAS CONHECIMENTO
- Resultado Econômico-Financeiro
Novembro/18 - (COM/CA-002/2019) - APRESENTADA
por técnicos da Vice-Presidência de Controladoria e Finanças.
Comentário: A Empresa apresenta lucro de
R$ 110 milhões no exercício de 2018 [até novembro/2018], tendo o EBITDA (Lucro
Antes dos Juros, Impostos sobre Renda incluindo Contribuição Social sobre o
Lucro Líquido, Depreciação e Amortização) positivo de R$ 450 milhões até
novembro. Verificou-se uma melhora em relação ao valor obtido no mesmo período
do exercício de 2017.
- III. Gestão Orçamentária de
Novembro/18 – Programa de Dispêndios Globais – PDG e Orçamento de
Investimento – OI - (COM/CA-003/2019) - APRESENTADA
por técnicos da Vice-Presidência de Controladoria e Finanças.
Comentário: Até o mês de Novembro,
apurou-se um superávit primário acumulado de R$ 425 milhões.
- Acompanhamento dos Indicadores
Estratégicos - Novembro de 2018 –(COM/CA-004/2019) - APRESENTADA
por técnicos da Vice-Presidência de Controladoria e Finanças.
- Relatório de
Acompanhamento dos Indicadores Setoriais – Novembro 2018 –(COM/CA-005/2019) -
APRESENTADA por técnicos da
Vice-Presidência de Controladoria e Finanças.
- Relatório Avaliação Empresarial – RAE Novembro 2018 – (COM/CA-006/2019) -
APRESENTADA por técnicos da
Vice-Presidência de Controladoria e Finanças.
- Relatório anual dos
Auditores Independentes (BDO), com Opinião, sobre as Demonstrações
Contábeis do Instituto de Seguridade dos Correios e Telégrafos (Postalis),
no exercício social de 2017 (COM/CA-007/2019) - APRESENTADA por Auditor Independente na presença de técnicos da
Vice-Presidência de Controladoria e Finanças
- Relatório de
Recomendações sobre as demonstrações contábeis do Postalis, relativo ao
exercício findo em 31 de dezembro de 2017, emitido pela BDO RCS Auditores
Independentes (COM/CA-008/2019) - APRESENTADA por Auditor Independente na presença de técnicos da
Vice-Presidência de Controladoria e Finanças
- Diretrizes de Parcerias
Estratégicas - (COM/CA-009/2019) –
APRESENTADA por técnicos da Vice-Presidencia
de Controladoria e Finanças.
- Programação das capacitações de
Administradores e Conselheiros Fiscais dos Correios, em atendimento a Lei
no 13.303/2016 e ao Decreto no 8.945/2016 – Calendário 2019 - COM/CA-013/2019)
- APENAS CONHECIMENTO
Relator: Ruy do Rego Barros
Rocha – Vice-Presidente do Conselho de Administração
- Relatório Gerencial das
atividades da Auditoria – dezembro/2018 COM/CA-013/2019) –
APRESENTADA por técnicos da Auditoria.
- Relatórios técnicos
apresentados pelo Comitê de Auditoria – APENAS CONHECIMENTO.
- EXPOSIÇÕES
- Atendimento às recomendações do
TCU e CGU - REALIZADA por técnicos da
Área Jurídica.
- Contratações de Logística à luz
da 13.303/2016 – Decisão proferida pelo CA por meio do Relatório CA
099/2018 - Inaplicabilidade das regras de licitação e contratação direta -
REALIZADA por técnicos da Auditoria.
MAURICIO FORTES GARCIA LORENZO
Conselheiro
Conselheiro