7ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Em 20
de março de 2019
15h, 20º andar
15h, 20º andar
PAUTA
1. MATÉRIAS
Relator: Ruy do Rego Barros Rocha –
Vice-Presidente do Conselho de Administração
Demonstrações
econômico-financeiras e Relatório da Administração - exercício de 2018
(REL/CA-0015/2018)
• Parecer dos auditores
independentes
• Parecer da unidade de auditoria interna
• Parecer do Conselho Fiscal
• Parecer da unidade de auditoria interna
• Parecer do Conselho Fiscal
VOTO
O Conselheiro Eleito, tendo em
vista o disposto no Art. 55, Inciso VII do Estatuto Social da ECT, examinou as
demonstrações econômico-financeiras e as suas notas explicativas, o parecer dos
auditores independentes, o relatório do Comitê de Auditoria, o parecer da
unidade de auditoria interna, o parecer do Conselho Fiscal e o Relatório da
Administração referentes ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2018. Com
base nos documentos analisados, nos esclarecimentos prestados pelos
representantes da VIFIC e no parecer do Conselho Fiscal, de que as referidas
demonstrações refletem a posição patrimonial e financeira da ECT em 31 de
dezembro de 2018, o Conselheiro Eleito APROVA, a) as
demonstrações econômico-financeiras do exercício de 2018; b)
o Relatório da Administração dos exercício 2018; e c) o
encaminhamento à Assembleia Geral; com as seguintes RESSALVAS:
I – As ressalvas contidas no
parecer dos auditores independentes e no parecer do Conselho Fiscal;
II - O aumento das despesas de Remuneração de AGF de 21,1%, em comparação com o ano anterior, em patamar muito superior ao observado no crescimento da Receita Líquida, que teve um aumento nominal de 4,8%, sem a apresentação de explicações para o referido fenômeno;
III – A morosidade na implantação do novo Plano de Funções, apesar de apontamentos da CGU desde 2011 que indicam a necessidade de atualização do plano constante do PCCS 1995;
IV – O não atingimento da meta global de receitas para o exercício de 2018; e
V - A realização de investimentos em volume 21% inferior ao registrado no ano anterior e ainda inferior ao valor da conta de depreciação e amortização do exercício.
II - O aumento das despesas de Remuneração de AGF de 21,1%, em comparação com o ano anterior, em patamar muito superior ao observado no crescimento da Receita Líquida, que teve um aumento nominal de 4,8%, sem a apresentação de explicações para o referido fenômeno;
III – A morosidade na implantação do novo Plano de Funções, apesar de apontamentos da CGU desde 2011 que indicam a necessidade de atualização do plano constante do PCCS 1995;
IV – O não atingimento da meta global de receitas para o exercício de 2018; e
V - A realização de investimentos em volume 21% inferior ao registrado no ano anterior e ainda inferior ao valor da conta de depreciação e amortização do exercício.
MAURÍCIO FORTES GARCIA LORENZO
Conselheiro Eleito
3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO
DE ADMINISTRAÇÃO
Em 20 de março de 2019
17h, 20ª andar
PAUTA
ROTEIRO
a) Abertura da Sessão –
Presidente do Conselho de Administração;
b) Considerações iniciais
b) Considerações iniciais
ASSUNTOS GERAIS
a) Leitura da ata, aprovação e
assinatura do documento (reunião anterior) – Os tópicos registrados em ata
foram lidos pela secretária da reunião;
Participação do interventor da
PREVIC no Postalis, Walter Parente, para apresentar esclarecimentos a respeito
dos apontamentos registrados pela Auditoria Interna dos Correios.
Fundamentos: Existência de 433
(quatrocentas e trinta e três) recomendações registradas no sistema “Follow up”
encaminhadas ao Instituto de Previdência Complementar – Postalis e, ainda, sem
solução quanto à implementação de ações ou manifestação acerca das referidas
recomendações.
Relato: O interventor da Previc no
Postalis, convidado no dia 11/03/2018, justificou a sua ausência informando que
no dia 20/03/2018 encontrar-se-ia fora de Brasília-DF. O Conselho de
Administração deliberou pelo reagendamento da participação do interventor para
a 4ª Reunião Ordinária, em abril. Segundo informações obtidas, o interventor
estaria participando de Congresso da Federação dos Aposentados dos Correios,
que está acontecendo no período de 19 a 24 de março em Campos do Jordão-SP.
1. COMUNICAÇÕES
Relator: Juarez Aparecido de
Paula Cunha – Presidente dos Correios
I. Atas da Diretoria Executiva dos Correios, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria (Comunicação CA – 021/2019) – APENAS CONHECIMENTO
II. Acompanhamento das recomendações registradas pelo Conselho de Administração – APENAS CONHECIMENTO
III. Matriz de Criticidade para as Denúncias – Ouvidoria - APRESENTADA
I. Atas da Diretoria Executiva dos Correios, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria (Comunicação CA – 021/2019) – APENAS CONHECIMENTO
II. Acompanhamento das recomendações registradas pelo Conselho de Administração – APENAS CONHECIMENTO
III. Matriz de Criticidade para as Denúncias – Ouvidoria - APRESENTADA
2. EXPOSIÇÕES
• Íntegra Brasil/Balcão do
Cidadão - exposição realizada pelo Chefe do Departamento de Soluções de
Negócios Públicos/Vinep - APRESENTADA
MAURÍCIO FORTES GARCIA LORENZO
Conselheiro